Sandra Leite

Formação Académica

2008/09 – É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua no
âmbito das Expressões Físico-Motora/Dança com o registo nº CCPFC/RFO-25169/09.

2004/05 – Licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de
Lisboa.

1999/00 – Realizou o Estágio Curricular, no Gabinete de Produção do Centro de Espectáculos, no
Centro Cultural de Belém.

1995/96 – Ingressa na Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade
Técnica de Lisboa.

1995 – Frequentou o 12º ano da área de Humanísticas, terminando o Ensino Secundário, com nota
final de 88 valores em 100.

Formação Artística na Área da Dança

2006/2007 – Frequentou o workshop de Dança Criativa/Educativa, dado pela formadora Dra. Madalena Vitorino organizado pelo Teatro Aveirense;Frequentou o workshop de Dança Criativa, dado pela formadora Cláudia Nóvoa inserido no Estágio de Bailado e Dança de Aveiro.

2001/02 – Frequentou formação específica de Técnica de Dança Clássica, administrada por Alexandra Barnes da Imperial Society of Teachers of Dance.

1998/99 – Participou na “Conferência Mundial – Continentes em Movimento”. 1998 – Frequentou um workshop com Peter Michael Dietz, de Dança Contemporânea por altura do VI Quinzena da Dança de Almada.

1997 – Em Março, participou nos Workshops de Danças de Carácter promovidos pela Associação de Estudantes da F. M. H. e dirigidos pelo Professor Serguei Abakoumov.

1997 – Participou no IV Encontro de Movimentos Contemporâneos onde frequentou as aulas deCoreografia, Sevilhanas, Flamenco, Afro-Moderno, Improvisação, Contemporâneo, Moderno, Técnica Pilates, com Peter Michael Dietz, Amélia Bentes, Filipa Mayer, entre outros.

1996 – Participou no III Seminário Internacional-Análise(s) da Dança que decorreu de 30 de Maio a 1 de Junho, organizado pela F. M. H.-U.T.L.

1996 – Neste mesmo ano frequentou o III Encontro de Movimentos Contemporâneos, onde participou em classes de Afro-Moderno, Composição I e II, Coreografia, Contemporâneo, Dança Espanhola, Sapateado,Improvisação, Dança-Jazz com Paulo Ribeiro, João Fiadeiro, Benvindo Fonseca, Ana Macara, Mário Laginha e Sophia Neuphart, entre outros.

1996 – Ainda no mesmo ano, participou no Congresso Mundial E.L.I.A., subordinado ao tema: «Reflexos da Face Humana», que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkien, em Lisboa.

1995 – De 4 a 16 de Setembro de frequentou o I Estágio de Bailado e Dança, em Aveiro, em Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Composição, sob a orientação das Professoras Palmira Camargo e Ana Figueira, respectivamente.

1995 – Frequentou o Workshop no Dia Mundial da Dança na Fundação Calouste Gulbenkien em Aveiro, onde fez aulas de Ballet Clássico sob a orientação do Mestre João Miranda e Dança Moderna e Contacto-Improvisação com a Professora Ana Figueira.

1993 – De 26 de Julho a 6 de Agosto frequentou o VII Estágio Internacional de Dança de Lisboa, onde participou em aulas de Dança Contemporânea com o Professor Pablo Ventura (nível Intermédio), Dança Clássica com a Professora Cora Benador (nível Avançado) e Pontas e Repertório com o Professor Gelu Barbu.
?
1982 – Frequentou a Escola de Bailado de Aveiro onde realizou os exames de Ballet Clássico pela Imperial Society of Teachers of Dancing até ao Avançado em 1995.

Experiências Profissionais

2009/10 – É colaboradora do Diário de Aveiro onde é responsável pela edição do “Cantinho da Dança” no Suplemento Infantil.

2007/2010 – É Directora Artística do projecto “Dança para Todos” (dos 18 meses aos 65 anos, com ou sem deficiência) na Sociedade Santa Cecília e na Associação Cultural e Desportiva “Os Ílhavos” ondelecciona e é coreógrafa de Dança Clássica, Criativa e Contemporânea.
Coreografou e apresentou no Teatro Aveirense, Salão Polivalente de Nossa Senhora de Fátima e Centro Cultural de Ílhavo: Peter Pan, Amanhecer, Primavera, Piquenique, Apontamentos Contemporâneos; Divergências Convergentes, Brincadeiras, Dançando Bach, Acordar sob o Arco-íris, Passarinhos Rosa;
É professora de Dança Criativa/Hip-Hop no A.T.L. do Centro Paroquial de S. Bernardo, – É professora de Dança Criativa/Educativa no Infantário de Verdemilho e Infantário da Costa do Valado (rede pública);

2008/09 – Lecciona Hip Hop no Infantário Assinaturas;
A convite do Teatro Aveirense desenvolveu a história “O Pau de Giz” no projecto Histórias com Movimento.
Convidada pelo Teatro Aveirense para desenvolver oficinas de movimento criativo no projecto intitulado“Anim’Arte”, projecto de desenvolvimento pessoal dirigido às crianças internadas na Ala de Pediatra do Hospital D. Pedro em Aveiro.
Convidada pela Camara Municipal de Aveiro – Casa Municipal da Juventude a desenvolver o projecto “Cena Café”, no Performas, onde desenvolveu uma performance artística para Rosa Rufino e João Cardote.

2007/2008 – Foi professora na Escola de Bailado de Aveiro, onde leccionou Dança Clássica, desde o ano lectivo de 2000/01. Desenvolve diversos projectos profissionais na área do ensino e coreografia: DançaContemporânea desde 2002/03 e Dança para Bebés e Dança para Portadores de Deficiência desde 2004/05. Tem produzido e coreografado espectáculos tais como “Coppelia”, “La Fille Mal Gardeé”, “D. Quixote”, “Feiticeiro de Oz”, “Mar” e “Divergências Convergentes – Tango; Ensaios sobre Esopo; Espelho de Nós ” entre outros.

– Lecciona aulas de Movimento na Escola Profissional de Aveiro;- Pelo dia Mundial da Dança desenvolveu uma oficina de movimento com crianças e séniors;- A convite da Fundação CEDIARA, desenvolveu um trabalho coreográfico para o lar de Ribeira de Frágua;
-A convite da Câmara Municipal de Aveiro – Pelouro da Cultura foi professora de um Workshop de Dança Criativa pelo Dia Mundial da Criança;- A convite da Câmara Municipal de Aveiro – Pelouro da Juventude, coreografou um trabalho de Improvisação com a intérprete Ana Margarida Tulha, para o Mercado Negro.
– É convidada pelo “Salsa Center” para leccionar Danças Tradicionais num Workshop Intensivo;2006/2007
– A convite do Teatro Aveirense desenvolveu a história “A Galinha Ruiva” de António Torrado no projecto Histórias com Movimento.
– Em Abril desenvolveu um workshop para séniors e duas oficinas de movimento criativa para crianças, a convite da Casa Municipal da Cultura – Câmara Municipal de Aveiro;
– Coreografou Improvisação I e Improvisação II apresentados no Mercado Negro, a convite da Casa Municipal da Juventude – Câmara Municipal de Aveiro.

2006 – A convite da Câmara Municipal de Aveiro é formadora da oficina de Dança

2004/2005 – É convidada pela Câmara Municipal de Aveiro para ser formadora de Contacto Improvisação na Oficina de Dança “Do Corpo à Criação…”.

– Foi formadora do Workshop “Contemporaneidades do Movimento II”, a convite do Hotel da Barra onde desenvolveu trabalhos de movimento aquáticos.2002/03 – É convidada pela Câmara Municipal de Aveiro para ser professora de Dança Contemporânea no IX Estágio de Bailado e Dança de Aveiro.2001/04 – Lecciona aulas de Análise e Notação do Movimento, Ballet Teatro, Oficina e Repertório, Danças de Carácter,Interpretação e Movimento, assim como de Dança Clássica e Pontas no Balleteatro – Escola Profissional.

– Lecciona aulas de Barra de Chão e Dança Clássica à Companhia de Dança do Balleteatro.
– Convidada pela Companhia de Dança de Aveiro, onde lecciona Barra de Chão e Dança Clássica.

– Colaborou com a iniciativa “Danse à Lille”, encontro de coreógrafos e bailarinos de diversas companhias europeias, onde ministrou aulas de aquecimento aos participantes.

2001/02 – Lecciona Dança Educativa para crianças dos 6 aos 9 na Escola Primária da Vera Cruz 3, pela Associação Humaniarte.- Coreografou poemas de Ricardo Sandro, para filme/documentário sobre a vida e obra do poeta.

– Foi formadora do Atelier de Dança, a convite da Câmara Municipal de Aveiro, realizado na Casa Municipal da Juventude, durante o mês de Maio.
– Foi formadora do Workshop “Contemporaneidades do Movimento I”, a convite do Museu de Aveiro e da Junta de Freguesia da Glória, realizado no Museu de Aveiro, nos meses de Abril, Maio e Junho, culminando em Julho com uma apresentação pública de um trabalho coreográfico.
-Foi formadora de um Workshop de Contacto Improvisação, a convite da Câmara Municipal de Aveiro, realizado na Casa Municipal da Juventude.

2000/01 – Lecciona aulas de Dança Clássica e Oficina de Pontas no Ballet Teatro – Escola Profissional, onde também exerce funções de tutora das turmas de Dança.
– Neste mesmo ano lectivo desempenhou funções de Produtora Executiva no Balleteatro – Escola Profissional.

1999/00
-Realizou o Estágio Curricular, no Gabinete de Produção do Centro de Espectáculos, do Centro Cultural de Belém, onde se destaca a participação na produção de espectáculos tais como: Espaço 7 às 9, Escolas de Dança (P.A.R.T.S., Forum Dança, CNDC), Festa da Música (diversos concertos), Inicialmente Previsto, Ratoeira, Piúme, Telectu, Bailes, Ki Fatxiamu Noi Kui, E La Tua Veste Bianca, Objectos de Turak, 2 Pièrres, Peep and Eat, The Natural Theatre Company, Um Tempo para a Paz (C.P.B.C.), Recital de Piano de Miguel Borges Coelho, Bar da Meia-noite, Hip Hop, entre outros.
– Foi bailarina da Companhia de Dança Contemporânea da F.M.H., assim como, exerceu tarefas de produção.
– Trabalhou nas “Danças na Cidade” no espectáculo de Sílvia Real e nos “Lab 8” com João Fiadeiro.
– Coreografou “Pinky Seems a Bitch Name” para o espectáculo “Vertentes Pessoais” no Auditório Eunice Muñoz.
– Para a mesma cadeira de Produção Coreográfica, produziu e interpretou com Cristina Dias, Diana Cheney, Patrícia Costa, Patrícia Silva e Sofia Santos, o espectáculo “1/2 Hora de Almoço”, espectáculo itinerante por diversas faculdades, que engloba a Dança, a Música e o Teatro.

1998/99
– Apresentou o trabalho coreográfico “O Mundo a Duas Velocidades”, para a disciplina de Coreografia.
– Leccionou Dança para Crianças em regime de voluntariado, no Projecto de Rua do Instituto de Apoio à Criança.
– Participou como bailarina no espectáculo de Dança para Crianças, “Comboio Encantado”.

1997 – No mês de Julho foi bailarina da Ópera Aïda de Giuseppe Verdi das Produções Operama, no Estádio Nacional.

1982 – Participou nos espectáculos anuais da Escola de Bailado de Aveiro, até 1995.