Dança Contemporânea

Você está aqui: Home / Dança Contemporânea
Dança Contemporânea

» a parir dos 6 anos

As aulas de Dança Contemporânea na Escola de Dança Sandra Leite são direccionadas a um público que queira explorar a sua vertente artística de movimento, quer seja para seguir carreira na dança ou apenas para se encontrar no mundo das artes. Nesta Escola de Dança em Aveiro, aborda-se a dança contemporânea como uma forma de expressão artística, que analisa, descobre e desenvolve novas formas no movimento. Nas aulas de dança contemporânea, utilizam-se como ponto de partida técnicas de dança como o Ballet Clássico, a Dança Moderna, o Jazz, a Capoeira, entre outras. O bailarino na Dança Contemporânea é visto como um ser físico, quase máquina, capaz de controlar todo o corpo em todo o tipo de movimentos.

O que é que uma criança, um adolescente ou um adulto ganha com a Dança Contemporânea?

  • Aprende a controlar de todos os segmentos corporais no tempo, no ritmo e no espaço
  • Concentração e memória
  • Força e alongamento muscular
  • Equilíbrio, coordenação, flexibilidade e agilidade
  • Noção de espaço próprio e espaço partilhável
  • Desenvolve a criatividade, autodisciplina e autoconfiança
  • Promove uma postura correcta e ajuda a corrigir algumas compensações musculares incorrectas
  • Aprende a cooperar com outros, em tarefas e projectos comuns
  • Desenvolve-se harmoniosamente numa perspectiva pessoal e interpessoal, promotora da saúde e da qualidade de vida
  • Promove a apreciação estética e a capacidade crítica, face a vários aspectos da arte performativa

Como funcionam as aulas de Dança Contemporânea?

As aulas de Dança Contemporânea serão divididas, em níveis de ensino que correspondem aos graus aplicados nas aulas de Ballet Clássico:

Contemp I – Iniciação –  Grau I, Grau II
Contemp II – Elementar –  Grau III, Grau IV
Contemp III – Intermédio – Grau V, Grau VI, Pré-Intermédio
Contemp IV – Avançado – Majors

Nestas aulas serão abordadas diferentes técnicas de Dança Moderna (Duncan, Humphrey, Graham, Balanchine, Limón, Cunningham), para que os alunos compreendam melhor o período contemporâneo da dança (Mats Ek, Béjart, Trisha Brown, Twyla Tharp, Paul Taylor, Alvin Ailey, Alwin Nikolais, Pina Baush, Forsythe, entre outros).

A valorização de uma inteligência emocional e sensorial, produtoras de outras abstracções, conduz o aluno a um conhecimento mais profundo do mundo, através da linguagem e da magia da Dança.